Wednesday, October 05, 2005

Moose, The Drifter


Animais que povoam o meu sketchbook.
/Animals that live among my sketchbook. Posted by Picasa

15 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Sabias que o queijo feito com leite de alce é o dos queijos mais caros que há? Li algures que um quilo custa mais de 500 euros.

8:10 AM  
Blogger andré lemos said...

Não fazia a mínima idéia. Sempre gostei muito de alces, têm um ar bonacheirão, mas penso que quando zangados são muito agressivos. Gosto de desenhar alces. É mais uma tara minha.

10:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

Porque são agressivos se calhar não é fácil tirar-lhes o leite. Assim o queijo é caro porque é difícil de conseguir. Mas o seu sabor será muito diferente dos queijitos mais baratos?

6:05 PM  
Blogger andré lemos said...

Se calhar tem um travo especial a urtiga silvestre com mirtilo violeta. E só filhos de lenhadores experientes, tornados leiteiros do bosque é que estão habilitados à tarefa perigosa de mugir uma Alça.

6:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Suponho que sob a ameaça um terrível machado de lenhador tudo é possível.

8:49 AM  
Blogger andré lemos said...

Sem dúvida, mas o maior problema persiste: Como se aproximar de um ruminante não predisposto? Julgo ter visto um documentário sobre esse tema, e o que frisavam constantemente era um certo poder hipnotizador que emanava dos referidos ex-lenhadores. Cursos intensivos e purificações espirituais feitas por Santher Vishlaya nos pequenos bosques da Valáquia do Norte.

12:18 PM  
Anonymous Anonymous said...

Se calhar esses rituais envolvem usar máscaras e caudas de alce e fazer pinturas mágicas dos bichanos como se vê em algumas pinturas rupestres pré-históricas.
Será que com estes desenhos não te estás também a preparar espiritualmente para encontral um alcezito mal humurado no futuro?

8:25 AM  
Blogger andré lemos said...

Em relação a um possível encontro com um alce mal-humorado, não tenho que me preocupar visto o meu nome em Ameríndio ser "Tortilha de Alce Fumegante", e por isso o respeito de tais animais pela minha pessoa, é grande. Quanto aos rituais, são de facto usados caracterizações plásticas e simbólicas para exorcisar as pestes da humanidade mais desumana. Grandes máscaras em folha de palmeira, caudas de alce em crina de gnu e missangas variadas em osso de cachalote.

11:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Estará então a caça e ameaça de extinção de baleias (incluindo cachalotes) directamente relacionada com a fabricação de queijo de alce?
Os japoneses, adeptos ferrenhos da caça dos cetáceos, apesar de não terem alces no seu território estariam assim a lucrar com a venda de ossitos de cachalote a alto preço e de ossitos de outras espécies a preços mais baixos (mas ainda assim capazes de enganar alces mais distraídos) aos países produtores do dito queijo. Afinal a carne de cetáceo não seria tão gostosa como aparenta.
São espantosas as intenções subreptícias que se vêm a descobrir!

8:31 AM  
Blogger andré lemos said...

Ora aí está! É ainda de referir que, sem pôr em causa a tradição de caça cetácea e a espiritualidade Alcígena, o produto inicial de que falavamos, o queijo de alce, se encontra agora em fase de adulterações várias: Tipo Serra-com acrescentos de azeitona verde e cominhos. Tipo Limiano-com erva doce e toucinho. Tipo Wasahiri-com "bico" de cafalópode(Lulas,chocos e afins) e soja. e ainda Tipo Corencheux-nata batida e polvilhos de caruma de pinheiro manso. E assim vai o mundo alimentar, retrato da nossa vil emancipação criativo-glutona.

10:11 AM  
Anonymous Anonymous said...

Isto merece ser revelado abertamente ao Mundo, transbordando este blog. Que tal uma bd propagandística?

8:20 AM  
Blogger andré lemos said...

Uma b.d.?...hmmm, quem sabe. Título provisório: "A importância do queijo de alce na divisão equalitária de bens e direitos, numa sociedade mercantilista de deveres empobrecidos" ou "Save the Wheles! Don´t Eat Moose Cheese!"

1:24 PM  
Blogger andré lemos said...

Queria dizer Whales!

1:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Uma bd com uma função de intervenção social importante. Eu já tinha pensado fazer uma na mesma linha que se chamaria "A importância do exercício do livre arbítrio nos javalis para a manutenção da agricultura de subsistência em Portugal". Acho sinceramente que a tua poderia ter grande sucesso.

8:35 AM  
Blogger andré lemos said...

E que tal: "Javali ataca alce e deixa em pânico a população de Arriagos da Beira! Há grande suspeição em torno de um celeiro próximo, ocupado recentemente por um grupo de cientistas e biólogos." ... Tcham Tcham...

E este post do alce, acho que vai desaparecer do espectro visual imediato deste venerável blog.

10:35 PM  

Post a Comment

<< Home